quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O natal na minha infancia...

Hoje, na casa dos meus avós, começava o natal... È o aniversário do meu avô!
Era dia de irmos (eu, a minha irmã,as minhas primas e o meu avô)  apanhar o pinheiro, depois da sesta da tarde do avô, a seguir apanhavamos umas pinhas carregadinhas de pinhões e íamos pa casa, arranjar o pinheiro, arranjar areia po vaso e decorávamos o mesmo, enquanto isso o meua avô ía nos partindo os pinhoes.
Dia 23, o dia do bacalhau! Saímos de manha bem cedinho e íamos até ao Rossio comprar o bacalhau e o resto das coisas que faltavam! Há tarde, depois da sesta do avô e do tio, íamos tratar dos bois e a ansiedade começava a apoderar se de nós, já estavamos quase a entrar no dia 24.
No dia 24 acordavamos bem cedinho, andávamos sempre atras da minha avó a vê la preparar as coisas, as massas pos fritos, o bacalhau, as batatas, as couves e tudo a que tinhamos direito:).
Depois da sesta do avô e do tio, começavam as borbuletas no estomago, nesse dia não apanhavamos boleia com eles pos bois preferiamos ir a pé ou de bicicleta, assim o tempo passava mais rapido!
Perguntavamos sempre ao meu avô se ía nevar e ele dava sempre a mesma resposta, que tinhamos de esperar pa ver mas nunca nevou :)
Chegávamos a casa, enfiavamo nos na cozinha a comer os fritos acabados de fazer ou a letria magnifica feita pela minha tia e tinhamos todas a ralhar connosco, era nos igual, comiamos e fugiamos!
Nessa noite, jantavamos mais tarde e irritava nos bastante o facto deles continuarem sentados à mesa e nós querermos ir abrir os presentes mas o meu avô ainda ía beber cafe, com os homens e nós nessa noite podiamos fazer lhes companhia, só nesta noite porque regra geral, o cafe à noite nao era pás meninas...
Depois regressavamos a casa e começavamos a chatea los tanto que, geralmente, conseguiamos abrir as prendas antes da meia-noite e era o desastre. Todas queriamos dar as prendas, ninguem podia receber sem abrir e quem se demorava mt a abrir, as outras começavam logo a ralhar, pa ultimo ficavam os envelopes no pinheiro, quue ae certa altura não ligavamos nenhuma :)
No dia 25, era levantar, tomar banho e vestir a roupa nova que tinhamos recebido no dia anterior...
Assim foi o meu natal durante 25 anos,  todos os anos igual... Eramos quase sempre 13, os adultos na mesa grande e os mais novos na pequena!
O meu avô morreu e o natal deixou de fazer sentido, de há 4 anos pa cá nem sei mt bem o que é natal, aprendi que o natal pode ser vivido de varias formas e aprendi que prefiro passar o natal fora da familia do que em familia, doí menos e consigo sentir me melhor e, principalmente, consigo transmitir mais tranquilidade aos meus filhos assim!
Tal como o ano passado, este ano vai ser com amigos...Sinto me triste por nao poder dar um natal aos meus filhos como eu tive mas faço o que posso para lhes transmitir todos os bons sentimentos que o natal envolve e todos os anos conto o meu natal à minha Carolina!!!! Ela ouve todos os anos da mesma forma e consigo criar lhe as borbuletas no estomago que tantos anos eu senti!!!!
A ti, avô, muitos parabens pelo dia de hoje! Infelizmente, é uma pagina da minha vida que não consigo mudar...Não queria mudar pa esquecer, nunca, mas queria lembrar-me sem sofrer e tal nao acontece! AMOTE incondicionalmente e fazes me tt falta, tanta coisa perdeu o sentido depois de partires!
Um beijo do tamanho do mundo pa ti e faz-me tanta falta!!!!
Protege nos sempre, estejas onde tiveres! AMOTE

4 comentários:

disse...

as palavras com que descreves a amor pelo teu avo sao lindas,emocionantes.

desejo vos um feliz natal,agora de outra forma mas na mesma bonito porque é com a familia que criaste.

beijinhos grandes.

osmeuspestinhas disse...

Sei bem o que sentes eu própria também me sinto assim desde que meus avós partiram.
desejo-te um Feliz natal cheio de paz saúde e muito amor
bj

mamã da princesa disse...

Pois... tb eu sinto saudades do Natal de outros tempos... mas agora faz-se o que se pode e tenta-se ao maximo que seja o maos semelhante possivel.
E este ano vamos ser tantos á mesa e eu adoro isso!

Que tenham um Santo e Feliz Natal.
Boas Festas

Beijinhos grandes

Mamã da Caroxinha disse...

Esse amor que te une ao teu avô é lindo! Mas pensa que ele continua a velar por vós, com o tempo aprendes a lidar com essa dor...falo por experiência...
Um feliz natal cheio de calor humano e muita união são os votos da família Carocha.
Beijinhos